quem somos| editorial| contato| arquivo
Iniciativa cultural inovadora de Niterói é premiada pelo MinC

2010 com o pé direito para o Fórum Cultural de Niterói, contemplado com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2009. Davy Alexandrisky receberá o prêmio que é o reconhecimento formal pelo intenso e primoroso trabalho deste Fórum do qual é fundador e um dos principais articuladores.

No alto da lista, com 94 pontos, em 9º lugar, o projeto “Fórum Cultural de Niterói”, encheu de orgulho os realizadores de audiovisual da cidade.

“O termo “Tuxaua” remete, para algumas etnias indígenas, à figura do articulador e mobilizador. Entende-se por mobilização e articulação as ações que reúnam representantes de diversos Pontos de Cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. São redes o conjunto ou segmento de ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si.
A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e da sociedade civil, levaram em conta critérios como histórico de atuação do candidato junto ao Programa Cultura Viva e o trabalho de interação realizado entre os Pontos de Cultura, além da qualidade, continuidade, inovação e o público-alvo do projeto”. (site do MINC).

O Fórum Cultural de Niterói é uma entidade livre, sem hierarquias ou representatividades, que desde 2007 reúne diversos grupos da cidade, entre eles a Oficina do Parque, para pensar, discutir, lutar, propor políticas e, principalmente, produzir e exibir material audiovisual com mão de obra técnica e artística essencialmente niteroiense.

Os recursos do prêmio além de serem aplicados na estruturação e ampliação das atividades do Fórum, financiarão o projeto piloto de uma distribuidora de TV para produções da cidade e a doação do acervo para a Secretaria Municipal de Educação. Financiará também exibições públicas e comentadas dos 24 documentários produzidos entre 2008 e 2009 para a série Niterói Encontra Niterói, produzida colaborativamente com a Niterói Filmes, da Secretaria de Cultura de Niterói e o Canal Futura. Também está prevista a Promoção de um grande Seminário de Políticas Públicas para a área do audiovisual, com as mais representativas autoridades do setor e o lançamento de um Portal virtual para os realizadores locais independentes, que em breve será a primeira experiência de uma Distribuidora de Vídeos Independente de Niterói.