TV Brasil faz parceria com Fórum Cultural

O Programa Cultura Viva, da SPPC – Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura lançou, em agosto de 2008, uma audaciosa proposta de “produção colaborativa”, com abrangência nacional, mobilizando todos os Pontos de Cultura do país que trabalhem com produção audiovisual.

Esta é na verdade a segunda etapa de um processo que começou com a produção de “inter-programas”, de um a três minutos de duração, que já foram ao ar em 2008, e tem como objetivo a produção de 26 filmes de 26 minutos cada um, que deverão ir ao ar no segundo semestre de 2009.

Para tanto, a TV Brasil em parceria com a SPPC está realizando uma série de 22 oficinas de capacitação de pessoal, em nove regiões do país, para qualificar os responsáveis pelos Pontos de Cultura para a experiência de produzir os vídeos de 3 a 5 minutos, que formarão os programas de 26 minutos.

Como em Niterói os Pontos de Cultura se reúnem semanalmente no Fórum Cultural com outras Organizações voltadas à produção audiovisual e já participaram de outra experiência de “produção colaborativa” com o Canal futura, a TV Brasil convidou 4 organizações além dos 4 Pontos de audiovisual da cidade, que fazem parte do Fórum Cultural de Niterói, para participarem dessas oficinas, para a produção dos 8 vídeos.

No mês de março foram realizadas as oficinas para a construção dos MOC – Modelo de Organização de Conteúdo e em abril dos MOP – Modelo de Produção de Conteúdo. Vencidas a duas etapas de formação, a semana de 20 a 27 de abril está reservada para as gravações dos 8 vídeos, com o apoio de uma equipe da TV Brasil, vinda de Brasília, que acompanha as Organizações de Niterói no projeto Ponto Brasil.